terça-feira, 13 de maio de 2014

Floriano e Francisca - Bodas de ouro 50 anos































BODAS DE OURO FLORIANO E FRANCISCA
Tudo começou quando a professorinha Francisca resolveu ensinar aos seus alunos em como se faz um bilhete! E assim os alunos foram aprendendo e levavam para casa pra mostrar aos pais e irmãos, nessa época as irmãs do Floriano Joana e Julia estavam estudando. Ai um dia desses o Floriano leu o bilhete que a Julia tinha aprendido a escrever, e teve a ideia de pedir para Julia escrever bilhetes e levar para a professora, a Julia acabou sendo um pombo correio do casal. E assim foram inúmeros trocas de bilhete. Quando se aproximava o dia das almas a Francisca disse aos pais amanhã vou pegar o trem e vou visitar o cemitério em Rio Negro. Já que para ir para Campo do Tenente era mais longe e só de carroça, e ela não tinha companhia seu irmão Daniel na época estava servindo o exercito, nisso alguém comentou para o Floriano que a Francisca iria de trem para Rio Negro, então o Floriano convidou seu irmão João e também foram. Na viagem de volta os dois começaram a conversar e chegando a estação o Floriano se ofereceu para levar ela para casa, já que meio longe e ela estava sozinha.
         A Francisca pensou bom acho que ele só queria me fazer companhia mesmo pois não fez nem um outro tipo de comentário. Só que ela se enganou! Se passaram duas semanas e o Floriano apareceu em sua casa, e ali conversa vai, conversa vem foram se conhecendo e Floriano pediu aos Pais da Francisca Seu Francisco e Dona Maria, para namorar. Namo9ro muito comportado só de mãozinhas dadas, beijo ela nem sabia o que era isso nem no rosto, pois sua mãe sempre de olho nos dois. Quando já fazia um tempo que estavam namorando, o Floriano com sua família foram convidados para ir em uma festa de páscoa em uma família na comunidade do Buriti. Já que essa comunidade foi moradia deles quando vieram de Balsa Nova, ali tinham muitos amigos e conhecidos. E nessa festa saiu um comentário que estavam tratando o casamento de Floriano e a filha do dono da Festa, claro que a Francisca ficou sabendo e na primeira oportunidade que teve brigou tanto com o Floriano que ele não teve tempo de se defender, ela disse que estava liberando ele para a outra e que não se importava mais com ele. Ele foi embora triste e ela pensou acho que acabou tudo, mas mais uma vez teve uma surpresa no domingo seguinte lá estava ele em sua casa para se explicar, que tudo não passou de um mal entendido que foram fofocas  que nada daquilo tinha acontecido. Voltaram a namorar, e quando estava fazendo um ano de namoro noivaram no dia de Ano Novo. E nesse mesmo dia os pais de Francisca marcaram o casamento para o mês de maio, onde seu Ignácio teve um susto, pois não esperava que fosse tão rápido ainda disse a eles que era cedo que poderia não dar certo, mas não teve jeito o casamento foi marcado. Quando os convites ficaram prontos o Floriano começou a distribuí-los aos parentes, amigos e vizinhos todos ficaram assustados com o convite pois ninguém sabia que eles estavam namorando. Vejam só namoravam escondidinhos né?
         Então o grande dia chegou o dia 02/05/1964, uniram-se em Matrimonio na Igreja Bom Jesus da Coluna de Rio Negro. Com direito a toda cerimônia da tradição polonesa, condes damas, drusbas e o tal do Tzepovine. Músicos que acompanharam os noivos até a Igreja em cima de um caminhão...

         Aí os filhos começaram a chegar Rogério, Lucila, Marlene, Alberto, Maria, Reginaldo,  Haroldo, Lucia, Helio, Cristina, uma escadinha de filhos, onde os maiores cuidavam dos menores pois a mãe sendo professora passava uma parte do dia na escola e o pai tinha que trabalhar na roça, então os filhos se criavam as vezes nas mãos de empregadas que era mais criança que as próprias crianças, ligava o radinho a pilha e subia em cima da mesa para dançar, ou esparramava arroz por  toda a mesa para catar os estragados, sendo que para nos era  a maior festa. Mas graças a Deus fomos muito bem educados  por vocês, porque sempre colocaram em primeiro lugar Deus em nossas  vidas, nunca deixaram faltar nada, nos deram o que puderam e o mais importante o amor. Se algum de nos lhes causou magoas, tristezas e desgostos pedimos perdão e saibam que os amamos muito acima de tudo. Hoje lhes prestamos homenagem pela passagem dos 50 anos de vida que foram vividos por nos seus filhos, sei o que hoje fazemos é muito pouco pelo tanto que fizeram por nós.




Nenhum comentário:

Postar um comentário